Plano de Ação

Identificação


·        Estabelecimento:
 Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa.


·        Endereço:
 Rua Jacob Junkes, n° 186, Bairro Santa Terezinha, Gaspar.


·        Candidata ao Cargo de Direção:
 Sirlei Silva de Jesus Miranda.


Introdução:

Apresentação da Candidata:


·        Experiência Profissional:

Professora atuando em sala de aula na Rede Municipal: 15 anos;
Diretora da E. E. B. Professora Dolores Luzia Santos Krauss: 4 anos e 8 meses.


·        Escolaridade:

Ensino Médio: Magistério Educação Infantil e Séries Iniciais e Adicional em Pré-escolar.
Graduação: Pedagogia com Habilitação em Pré-escolar e Anos Iniciais.
Pós Graduação: Pré-escolar e Anos Iniciais.
Demais Cursos: Nas diversas Áreas do Conhecimento e Gestão Escolar.



·        Participação em Associações:

APP – E. E. B. Prof. Dolores Luzia Santos Krauss: 4 anos e 8 meses - Presidente do Conselho Fiscal.
APP – E. E. F. Zenaide Schmitt Costa: 2 anos – Representante do corpo docente e 1 ano- suplente do Conselho Fiscal.




·        Situação Profissional:

Efetiva por 20 horas na E. E. B Prof.ª Dolores Luzia Santos Krauss e 20 horas no CDI Vovó Benta, Instituições de ensino da Rede Municipal de Gaspar.


·        Motivos pela Candidatura:

Decidi me candidatar, pois me identifico muito com a Gestão Escolar e acredito que uma gestão democrática qualitativa visa garantir o direito de aprender do educando e também mediar os diversos padrões de competências de um diretor como: liderança, administrativo, pedagógico, planejamento e resultados.
Tenho objetivos que nortearão minha gestão nos próximos 2 anos, visando alcançar a qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola Zenaide Schmitt Costa e contribuindo positivamente para o sucesso da Educação do nosso município.



·        Finalidade da Escola/Sociedade:

Para Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Portanto, a finalidade da escola é possibilitar a todas as camadas da sociedade o mesmo direito ao acesso a uma vida social digna e com capacidade de transformações positivas, através da ampliação do conhecimento, da compreensão de mundo, da consciência dos valores, do exercício da autonomia e da ética.
Vale ressaltar que a sociedade passa constantemente por mudanças, por isso, uma das principais características da sociedade atual é o fato desta ser marcada por profundas transformações como: a rapidez de informações e o avanço de novas tecnologias modificaram o modo de pensar e de viver das pessoas.
Por isso, o gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agregar à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade.


·        Gestão Democrática:

Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividades de esforços coletivos que visem o compromisso da aprendizagem do aluno, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de cidadania.
O Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva ou atualizado e analisado periodicamente, havendo também o fortalecimento do Conselho Escolar.       
A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social como: o planejamento e elaboração de políticas educacionais; a tomada de decisões; a escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; a execução das resoluções colegiadas; os períodos de avaliação da escola e da política educacional.
Com a aplicação da política da universalização do ensino, deve-se estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação.
Segundo Heloísa Lück (2001), os diretores participativos baseiam-se no conceito da autoridade compartilhada, cujo poder é delegado aos representantes da comunidade escolar e as responsabilidades são assumidas por todos.
Portanto a Gestão democrática tem como princípios a descentralização do poder, a busca da autonomia da escola e a inclusão de todos os segmentos da comunidade escolar.

·        Informações e Dados:

- Slides da Apresentação da Professora Gicele Maria Cervi.
- Decreto Municipal n° 5.626, de 26 de setembro de 2013.
- Formação da Gestão Democrática Escolar.
- educador.brasilescola.com/gestao-educacional.
- LÜCK, Heloísa. et.al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5º Ed. São Paulo, 2001.

·        Dados da E.E.B. Zenaide Schmitt Costa

- Total de alunos: 749
* Anos Iniciais: 345
* Anos Finais: 404

- Total de Funcionários: 81
* Professores 61 sendo destes 4 das oficinas culturais
* Administrativo: 09
* Serviços Gerais: 14
* Estagiária: 01

- Índice de Reprovação e Aprovação em 2012:
* Aprovação: 93,78%
* Reprovação: 6,22%

- Índice IDEB 2011 na escola Zenaide:
* Anos Iniciais (5° Anos): 5,6
* Anos Finais (8° Séries): 4,6

- Índice IDEB 2011 no município de Gaspar:
* Anos Iniciais (5° Anos): 5,3
* Anos Finais (8° Séries): 4,4


Objetivo Geral
Objetivos
Específicos
Ações/Metas
                     Responsáveis
Cronologia
Avaliação











Exercer uma Administração voltada ao princípio da Gestão
Democrática











Garantir a qualidade dos espaços de inclusão.

Elevador para acesso ao 1° piso onde há a Biblioteca, Sala de Informática e Auditório.

Direção, APP, Prefeitura Municipal de Gaspar e demais esferas Governamentais.
Gestão 2014/2015

Durante a Gestão
Ampliar o repertório cultural da comunidade escolar
Promover eventos, palestras, mostras/feira interdisciplinar.
Toda Comunidade Escolar
(Direção, Coordenação Pedagógica, Funcionários, Professores, Pais ou Responsáveis pelos alunos, alunos).
Durante o ano letivo
Ao término de cada evento
Proporcionar o bom funcionamento do Educandário
Cumprir com as obrigações que compete ao Gestor Escolar.
Direção
Durante toda a Gestão
Permanente
Proporcionar uma leitura de qualidade a toda comunidade escolar.
Dar continuidade a aquisição de novos livros de literatura para a biblioteca.
Direção, APP e Secretaria Municipal de Educação
Durante a Gestão
Final do ano
Garantir o direito dos alunos, no que se refere à qualidade e segurança das atividades esportivas.

Fechamento da quadra coberta.
Compra de material esportivo.
Direção, APP e Recursos das esferas Municipal e Federal
Durante a Gestão
Durante a Gestão







Objetivo Geral
Objetivos
Específicos
Ações/Metas
                     Responsáveis
Cronologia
Avaliação











Exercer uma Administração voltada ao princípio da Gestão
Democrática














Estabelecer parceria com a comunidade, desenvolvendo um trabalho onde toda a comunidade escolar seja sujeito ativo no processo.
Desfiles: Emancipação Política de Gaspar e Desfile Independência, Carrossel, peça teatral, dança, Mostra Externa de Trabalho, excursão, festa junina, jogos.
Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, APP, Funcionários, Sec. de Esportes e Sec. de Educação

Gestão 2014/2015

Ao final de cada evento
Respeitar a individualidade, oportunizando os mesmos direitos a todos os alunos.

Tratar as crianças com respeito as suas limitações, porém garantir o mesmo direito e deveres a todos. As crianças com necessidades especiais deverão ter as suas obrigações cumpridas de acordo com as suas condições
Toda Comunidade Escolar
(Direção, Funcionários, Professores, Pais ou Responsáveis pelos alunos).
Durante o ano letivo
Ao término de cada evento
Ampliar a participação da comunidade escolar de forma dinâmica e prazerosa.
 Reunião com os pais;
- Assuntos gerais
- Apresentação da proposta de trabalho a ser desenvolvida com os alunos da classe;
Entrega de boletins; Oportunizando esses encontros com palestras, gincanas, oficinas, rodas de conversas.
Toda Comunidade Escolar
(Direção, Funcionários, Professores, Pais ou Responsáveis pelos alunos alunos, Conselho Escolar, Grêmio).
Primeira quinzena de março e a cada trimestre
Ao final de cada reunião/encon-
tro




Objetivo Geral
Objetivos
Específicos
Ações/Metas
                     Responsáveis
Cronologia
Avaliação











Exercer uma Administração voltada ao princípio da Gestão
Democrática




Avaliar como ocorre os processos do cotidiano nesta gestão e também como se relacionam.
Mapeamento dos processos internos do educandário.




Direção
Gestão 2014/2015

Início do ano letivo
Discutir a aprendizagem dos alunos, buscando soluções para alcançá-la.
Aprendizagem em sala ou expositiva, recuperação paralela, projetos consolidando a Proposta de trabalho do município
Direção, Professores e Coordenação Pedagógica
Durante o ano letivo
Trimestral
Garantir a qualidade funcional da prática docente e dos educandos.
Aquisição de material pedagógico, quando necessário, para professores e alunos.

Direção, APP e SEMED
Durante a gestão
Permanente
Oportunizar aos alunos do Grêmio, Vereador (a) Mirim e Conselho Escolar a participação de novas idéias.
Dar autonomia ao Grêmio estudantil, Vereador(a) Mirim e Conselho Escolar sobre as novas ações e ou decisões voltados as melhorias pedagógicas e administrativas da escola.
Direção, Coordenação Pedagógica, Grêmio, Conselho Escolar e Vereador(a) Mirim
Durante o ano letivo
Ao final de cada Ação

Proporcionar momentos de estudo para os profissionais da escola.
Reunião Pedagógica com estudo de temas transversais e Consolidação da Proposta Curricular do Município

Direção e Coordenação Pedagógica
Encontro a cada trimestre
Ao término de cada reunião