Identificação
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Estabelecimento:
Escola
de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa.
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Endereço:
Rua
Jacob Junkes, n° 186, Bairro Santa Terezinha, Gaspar.
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Candidata ao Cargo de Direção:
Sirlei
Silva de Jesus Miranda.
Introdução:
Apresentação da Candidata:
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Experiência Profissional:
Professora
atuando em sala de aula na Rede Municipal: 15 anos;
Diretora
da E. E. B. Professora Dolores Luzia Santos Krauss: 4 anos e 8 meses.
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Escolaridade:
Ensino
Médio: Magistério Educação Infantil e Séries Iniciais e Adicional em
Pré-escolar.
Graduação:
Pedagogia com Habilitação em Pré-escolar e Anos Iniciais.
Pós
Graduação: Pré-escolar e Anos Iniciais.
Demais
Cursos: Nas diversas Áreas do Conhecimento e Gestão Escolar.
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Participação em Associações:
APP
– E. E. B. Prof. Dolores Luzia Santos Krauss: 4 anos e 8 meses - Presidente do
Conselho Fiscal.
APP
– E. E. F. Zenaide Schmitt Costa: 2 anos – Representante do corpo docente e 1
ano- suplente do Conselho Fiscal.
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Situação Profissional:
Efetiva
por 20 horas na E. E. B Prof.ª Dolores Luzia Santos Krauss e 20 horas no CDI
Vovó Benta, Instituições de ensino da Rede Municipal de Gaspar.
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Motivos pela Candidatura:
Decidi me candidatar, pois me identifico muito com a
Gestão Escolar e acredito que uma gestão democrática qualitativa visa garantir
o direito de aprender do educando e também mediar os diversos padrões de
competências de um diretor como: liderança, administrativo, pedagógico,
planejamento e resultados.
Tenho objetivos que nortearão minha gestão nos próximos
2 anos, visando alcançar a qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola
Zenaide Schmitt Costa e contribuindo positivamente para o sucesso da Educação
do nosso município.
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Finalidade da Escola/Sociedade:
Para Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém
educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
Portanto, a finalidade da escola é possibilitar a todas as camadas da sociedade
o mesmo direito ao acesso a uma vida social digna e com capacidade de
transformações positivas, através da ampliação do conhecimento, da compreensão
de mundo, da consciência dos valores, do exercício da autonomia e da ética.
Vale ressaltar que a sociedade passa constantemente
por mudanças, por isso, uma das principais
características da sociedade atual é o fato desta ser marcada por profundas
transformações como: a rapidez de informações e o avanço de novas tecnologias
modificaram o modo de pensar e de viver das pessoas.
Por
isso, o gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agregar à
sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma
coletividade.
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Gestão Democrática:
Na Gestão democrática
deve haver compreensão da administração escolar como atividades de esforços
coletivos que visem o compromisso da aprendizagem do aluno, assim como a
compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de cidadania.
O Plano Político
pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva ou
atualizado e analisado periodicamente, havendo também o fortalecimento do
Conselho Escolar.
A gestão democrática
da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à
coordenação de atitudes que propõem a participação social como: o planejamento
e elaboração de políticas educacionais; a tomada de decisões; a escolha do uso
de recursos e prioridades de aquisição; a execução das resoluções colegiadas; os
períodos de avaliação da escola e da política educacional.
Com a aplicação da
política da universalização do ensino, deve-se estabelecer como prioridade
educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola,
assim como a garantia da qualidade social da educação.
Segundo Heloísa Lück
(2001), os diretores participativos baseiam-se no conceito da autoridade
compartilhada, cujo poder é delegado aos representantes da comunidade escolar e
as responsabilidades são assumidas por todos.
Portanto a Gestão
democrática tem como princípios a descentralização do poder, a busca da
autonomia da escola e a inclusão de todos os segmentos da comunidade escolar.
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Informações e Dados:
- Slides da Apresentação da
Professora Gicele Maria Cervi.
- Decreto Municipal n° 5.626,
de 26 de setembro de 2013.
- Formação da Gestão
Democrática Escolar.
- educador.brasilescola.com/gestao-educacional.
- LÜCK,
Heloísa. et.al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar.
5º Ed. São Paulo, 2001.
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Dados da E.E.B. Zenaide Schmitt Costa
- Total de alunos: 749
* Anos Iniciais: 345
* Anos Finais: 404
- Total de Funcionários: 81
* Professores 61 sendo destes 4 das oficinas culturais
* Administrativo: 09
* Serviços Gerais: 14
* Estagiária: 01
- Índice de Reprovação e
Aprovação em 2012:
* Aprovação: 93,78%
* Reprovação: 6,22%
- Índice IDEB 2011 na escola
Zenaide:
* Anos Iniciais (5° Anos): 5,6
* Anos Finais (8° Séries): 4,6
- Índice IDEB 2011 no
município de Gaspar:
* Anos Iniciais (5° Anos): 5,3
* Anos Finais (8° Séries): 4,4
Objetivo Geral
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Objetivos
Específicos
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Ações/Metas
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Responsáveis
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Cronologia
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Avaliação
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Exercer uma Administração voltada ao princípio da Gestão
Democrática
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Garantir a qualidade dos espaços de inclusão.
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Elevador para acesso ao 1° piso onde há a Biblioteca,
Sala de Informática e Auditório.
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Direção, APP, Prefeitura Municipal de Gaspar e demais
esferas Governamentais.
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Gestão 2014/2015
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Durante a Gestão
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Ampliar o
repertório cultural da comunidade escolar
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Promover eventos,
palestras, mostras/feira interdisciplinar.
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Toda Comunidade Escolar
(Direção, Coordenação Pedagógica, Funcionários,
Professores, Pais ou Responsáveis pelos alunos, alunos).
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Durante o ano letivo
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Ao término de cada evento
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Proporcionar o bom funcionamento do Educandário
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Cumprir com as obrigações que compete ao Gestor Escolar.
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Direção
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Durante toda a Gestão
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Permanente
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Proporcionar uma
leitura de qualidade a toda comunidade escolar.
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Dar continuidade a
aquisição de novos livros de literatura para a biblioteca.
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Direção, APP e
Secretaria Municipal de Educação
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Durante a Gestão
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Final do ano
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Garantir o direito dos alunos, no que se refere à
qualidade e segurança das atividades esportivas.
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Fechamento da
quadra coberta.
Compra de material
esportivo.
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Direção, APP e
Recursos das esferas Municipal e Federal
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Durante a Gestão
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Durante a Gestão
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Objetivo Geral
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Objetivos
Específicos
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Ações/Metas
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Responsáveis
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Cronologia
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Avaliação
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Exercer uma Administração voltada ao princípio da Gestão
Democrática
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Estabelecer parceria com a comunidade, desenvolvendo um
trabalho onde toda a comunidade escolar seja sujeito ativo no processo.
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Desfiles: Emancipação Política de Gaspar e Desfile
Independência, Carrossel, peça teatral, dança, Mostra Externa de Trabalho,
excursão, festa junina, jogos.
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Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, APP,
Funcionários, Sec. de Esportes e Sec. de Educação
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Gestão 2014/2015
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Ao final de cada evento
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Respeitar a individualidade, oportunizando os mesmos
direitos a todos os alunos.
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Tratar as crianças
com respeito as suas limitações, porém garantir o mesmo direito e deveres a
todos. As crianças com necessidades especiais deverão ter as suas obrigações
cumpridas de acordo com as suas condições
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Toda Comunidade Escolar
(Direção, Funcionários, Professores, Pais ou Responsáveis
pelos alunos).
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Durante o ano letivo
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Ao término de cada evento
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Ampliar a
participação da comunidade escolar de forma dinâmica e prazerosa.
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Reunião com os pais;
- Assuntos gerais
- Apresentação da
proposta de trabalho a ser desenvolvida com os alunos da classe;
Entrega de
boletins; Oportunizando esses encontros com palestras, gincanas, oficinas,
rodas de conversas.
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Toda Comunidade Escolar
(Direção, Funcionários, Professores, Pais ou Responsáveis
pelos alunos alunos, Conselho Escolar, Grêmio).
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Primeira quinzena de março e a cada trimestre
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Ao final de cada reunião/encon-
tro
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Objetivo Geral
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Objetivos
Específicos
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Ações/Metas
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Responsáveis
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Cronologia
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Avaliação
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Exercer uma Administração voltada ao princípio da Gestão
Democrática
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Avaliar como ocorre os processos do cotidiano nesta
gestão e também como se relacionam.
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Mapeamento dos processos internos do educandário.
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Direção
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Gestão 2014/2015
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Início do ano letivo
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Discutir a
aprendizagem dos alunos, buscando soluções para alcançá-la.
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Aprendizagem em
sala ou expositiva, recuperação paralela, projetos consolidando a Proposta de
trabalho do município
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Direção, Professores e Coordenação Pedagógica
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Durante o ano letivo
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Trimestral
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Garantir a
qualidade funcional da prática docente e dos educandos.
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Aquisição de
material pedagógico, quando necessário, para professores e alunos.
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Direção, APP e
SEMED
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Durante a gestão
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Permanente
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Oportunizar aos
alunos do Grêmio, Vereador (a) Mirim e Conselho Escolar a participação de
novas idéias.
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Dar autonomia ao
Grêmio estudantil, Vereador(a) Mirim e Conselho Escolar sobre as novas ações
e ou decisões voltados as melhorias pedagógicas e administrativas da escola.
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Direção, Coordenação Pedagógica, Grêmio, Conselho Escolar
e Vereador(a) Mirim
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Durante o ano letivo
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Ao final de cada Ação
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Proporcionar momentos de estudo para os profissionais da
escola.
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Reunião Pedagógica
com estudo de temas transversais e Consolidação da Proposta Curricular do
Município
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Direção e
Coordenação Pedagógica
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Encontro a cada trimestre
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Ao término de cada reunião
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